domingo, 1 de maio de 2011

Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei!

Ela chegou ao posto de saúde acompanhada por um menino que a guiava, um corpinho esguio de adolescente um rostinho meigo e triste. geralmente se vê a tristeza pelo olhar , mas mesmo não me olhando podia sentí-la triste. Era a primeira vez que eu a via, apenas eu a via.
Outro dia ela voltou ao posto, como sempre acompanhada, com cólicas ficou em observação depois de tomar uma medicação injetável pra dor, quando liberada, foi embora e logo uma "maman" voltou correndo dizendo que ela estava caida na estrada, corremos para buscá-la, talvez tivesse tido uma queda de pressão. Chegou carregada e coloquei-a deitada e começei a me inquietar e perguntar junto com outro colega. Ela tinha apenas tropeçado e ficou prostrada ao chão.
Esta ainda menina estava tendo um mal dia, um daqueles onde a desgraça parece mais pesada, ficou cega por causa de uma doença degenerativa, já a encaminhamos para um especialista, é irreversível ela foi perdendo a visão até que agora não vê mais nada, antes ia à escola, agora teve a vida interrompida, porque vive em um mundo sem muitas oportunidades e recursos.
Dentro de um contexto onde o valor de uma mulher está ligado ao casamento e a geração de filhos , ela talvez tenha "perdido valor".Ela chorava num misto de frustração e vergonha.
Neste instante comecei a pensar em como poderia ajudá-la visto que o seu francês não é forte, ela fala wolof e eu não, que atividades poderiamos fazer juntas? Não me sentia capacitada pra esta amizade especial, mas eu queria tentar.Convidei-a a me visitar outro dia em casa , poderiamos conversar , ouvir musica e algo mais que o Senhor me inspirasse.

Ela veio, gentil e de ar inocente, na saída queria lhe dar algo, mas o que? enchi um vidrinho de perfume, foi o que veio a mente, ela sorriu e agradeceu feliz.Ontem voltou, desta vez a igreja para o soirée de jovens e ouviu atentamente as músicas e a palavra.
Ajuda-me Senhor a ajudá-la a superar sua limitação e continuar vivendo feliz.Abra seus olhos para que ela veja as maravilhas da tua lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário